sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Filosofia estudantil e a produção do conhecimento

“O meu TCC foi composto por quase 40 páginas e no final, percebi que gerei conhecimento para mim mesma e para o meu professor orientador.” Kaline, após a apresentação de seu trabalho.

A aluna Kaline Viviane de Souza, 16 anos, apresentou nessa sexta feira o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Seu tema foi: “Memórias Póstumas de Brás Cubas: Uma perspectiva shopenhauriana”. Após a apresentação, houve uma pequena entrevista feita por Jessely Nascimento, membro do Comitê de Imprensa do Colégio Magister, sobre o processo do trabalho, desde a escolha do tema, o suporte do professor até a reta final.

Jessely Nascimento: Kaline, como foi o processo de escolha do tema? Foi feito através de pesquisas ou por curiosidade mesmo?
Kaline Viviane
: Eu escolhi esse tema, primeiro porque gosto muito da filosofia de Schopenhauer e porque queria estudar literatura. Gostaria muito que o professor Alexandre, de Língua e Literatura, fosse meu orientador e quando ele me disse sobre Machado de Assis ter sido leitor de Schopenhauer, “surgiu uma luz” e eu me decidi por esse tema.

Jessely Nascimento: E depois, como foi preparar? Deu tudo certo no tempo previsto ou houve correria de última hora?
Kaline Viviane
: Eu fiz muito durante o ano, e ficou pronto muito antes; A única parte que ficou mais corrida foi a apresentação, eu preparei três dias antes e consegui sintetizar todo o meu trabalho. Tivemos uma pré-apresentação, onde o professor orientador (Alexandre) e o coordenador (Marcelo) assistiram e me deram o suporte necessário.

Jessely Nascimento: Você comentou que tinha por preferência que seu orientador fosse o professor Alexandre. Por quê?
Kaline Viviane
: O professor Alexandre é uma pessoa que eu admiro muito, não só por seu intelectual, mas também por ele ter me instigado a usar esse tema. Gosto muito dele e a sua ajuda foi essencial, porque sem isso, meu trabalho não teria saído.

Jessely Nascimento: Por que a escolha de um filósofo “pouco” conhecido entre os estudantes?
Kaline Viviane: O Schopenhauer é pouco conhecido por conta de suas idéias fechadas, das quais ele buscava influência oriental. Como dito em meu trabalho, os filósofos da época eram embebidos pela cultura européia e Schopenhauer fugia um pouco disso, fazendo com que ele ficasse mais distante.

J.N.: E porque essa distância?
K.V
.: Acredito que ele fica mais distante não pelas suas idéias pessimistas, mas por pessoas que não querem ter contato e ler esse pessimismo;

J.N.: O que você diria sobre a subestimação que a filosofia sofre por conta de sua falta de reconhecimento e espaço?
K.V
.: A filosofia, diferente das outras ciências humanas, busca desvendar o humano. Ela acaba ficando mais distante para buscar a essência do humano.

J.N.: Você acha que a realização de um trabalho de peso como o TCC é importante para alunos do 3° ano?
K.V
.: Esse trabalho é extremamente útil. Mais do que para a universidade, usaremos para a vida. Exige organização, autonomia, tempo e muita pesquisa, é um trabalho de verdade. O professor orientador guia e dá a diretriz, e nós escrevemos. O meu TCC foi composto por quase 40 páginas e no final, percebi que gerei conhecimento para mim mesma e para o meu professor orientador.

J.N.: Você pretende continuar com essa tese na faculdade?
K.V.: Ainda não sei, eu pretendo enveredar para o campo da filosofia, mas vou procurar outras coisas que também me interessem.


J.N.: E, para finalizar, qual seria o seu maior conselho e dica para que os futuros trabalhos de pessoas que estão, atualmente no 2° ano, resultem em um como o seu?
K.V.:
Inicialmente, eu diria para as pessoas do 2° ano já pesquisarem o tema. Durante minhas férias de dezembro e janeiro, eu pesquisei e fui cogitando ou excluindo o que não me interessava, mesmo sem ter entrado de fato no 3° ano. Quando iniciar o ano, procurem o professor relacionado ao tema para começar a preparação. Não dependam somente do professor, ele não vai escrever para o aluno. Mas, sobretudo, escreva durante o ano! Cada dia um pouco, não deixe para a última hora, porque o professor tem a sua agenda e a correção de cada capítulo escrito é fundamental.

por: Jessely Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário