sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A maturidade da literatura infantil

“Quando se esforça para algo e é reconhecido por isso, não tem preço”

Thamires Couto Palombo é uma das alunas do terceiro ano do ensino médio que irá se formar nesse ano de 2009 pelo Colégio Magister. A aluna, juntamente com o professor, desenvolveu uma pesquisa sobre Conto de fadas, investigando se o público alvo desses contos são realmente as crianças. Agora, próximo ao fim do período escolar, o trabalho da aluna já está concluído e a apresentação para todos do ensino médio já foi finalizada. Sendo assim, entrevistamos Thamires para saber mais sobre suas experiências acerca de seu trabalho de conclusão de curso.

Marcos Mazzini: Primeiramente, parabéns pela conclusão de seu trabalho e gostaria de saber: qual foi o porquê da escolha do tema “Literatura infantil: Histórias adultas”, especificamente?
Thamires Palombo:
O tema despertou a minha atenção quando li um artigo numa revista chamada: “Discutindo Literatura”, foi quando resolvi trabalhar com ele. Inicialmente iria falar somente dos Contos de fadas, mas com muita pesquisa, resolvi questionar o assunto.

Marcos Mazzini: Como você conseguiu provar que a literatura infantil pode servir para adultos? Através de quais argumentos?
Thamires Palombo
: Quando vi as origens dos contos, percebi que eles foram definidos num certo período histórico. Anteriormente não eram assim. Eram histórias normais para todos os públicos. Desta forma, eles foram modificados para atingir as crianças, pois alguns elementos anteriores à mudança poderiam deixar a obra mais adulta.

Marcos Mazzini: Como foi fazer esse trabalho? Você teve muita dificuldade?
Thamires Palombo
: Não tive dificuldade em desenvolvê-lo, mas sim em deixá-lo como pensei. Nem sempre o que idealizamos se concretiza. Tive muita ajuda do meu professor orientador (Alexandre) e isso facilitou meu trabalho.

Marcos Mazzini: Você pretende levar sua tese para uma futura pesquisa, talvez na faculdade?
Thamires Palombo
: Como vou prestar Letras, que é muito relacionado à Literatura, posso utilizar esse trabalho futuramente, mas não sei se continuarei pesquisando sobre o mesmo tema, talvez algo semelhante, pois é um assunto de que gosto muito.

Marcos Mazzini: No momento em que seu trabalho foi finalizado, qual foi a sua sensação?
Thamires Palombo:
Senti-me feliz, realizada, pois terminei num tempo bom, sem aperto e ainda consegui obter o que queria, foi um alívio.

Marcos Mazzini: Quando recebeu elogios e soube que iria apresentar sua obra para todos, o que pensou?
Thamires Palombo
: Senti muita felicidade. Quando se esforça para algo e é reconhecido por isso, não tem preço. Em relação à apresentação, já queria apresentar antes mesmo de me pedirem, pois queria que todos aprendessem o que aprendi com o trabalho.

Marcos Mazzini: Você acha importante a realização de um TCC durante o ensino médio?
Thamires Palombo
: Acho que depende da pessoa envolvida, pois é um momento difícil. Queremos nos focar no vestibular, mas como vou estudar com o TCC? Além disso, no momento do processo seletivo, eles não vão saber se eu tenho a capacidade de realizar um bom trabalho, só querem saber da minha pontuação nas provas. Mas em se tratando do desenvolvimento intelectual, considero interessante esse processo. Independentemente do momento, aprendi muito, é positivo e enriquecedor. Valeu a pena o esforço.

Marcos Mazzini: Agora que o processo está terminado, você tem alguma dica para quem ainda irá fazer um TCC?
Thamires Palombo
: Não deixe para o fim do prazo. O quanto antes você fizer, melhor. Faça com calma, pois terá tempo de modificar o que for preciso. Deixar para o final irá te prejudicar. Não escolha temas fáceis. A exigência deixa o trabalho melhor. Quanto maior o esforço e a busca, melhor será a sua obra final. Aproveite o tempo livre, leia nas férias. E por fim, o mínimo que você pode fazer é se dedicar ao máximo, pois esse trabalho vai te representar, vai mostrar quem você é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário